sábado, 28 de agosto de 2010

Mat Pilates =)

Nos últimos dias, muito tenho ouvido e falado sobre o peso ideal ou insatisfação com o peso atual.
Enfim, esse assunto vindo à tona por esses dias só tem um motivo, aham, isso mesmo, o VERÃO, para uns a temperatura dos sonhos, para outros a pior das quatro estações .
O fato é que gostando ou não, ele está aí, e pelo que nosso corpo vem sentindo esse verão promete ser muito quente, sinônimo de água de côco (hummm delícia), protetor solar (ops indispensável), dias mais longos, praia (isso é bom), biquíni (ops, eu disse biquíni?!?! = pneu = barriguinha ?!?!?! Ó Céus).
Pensando nisso, extraí da revista Corpo a Corpo uma sequência de exercícios, uma versão light do pilates, o Mat Pilates, uma atividade que pode ser feita em casa, com apenas cinco exercícios, três vezes por semana. Funciona assim: cada movimento é trabalhado no máximo oito vezes, pois o que importa é sua qualidade e não a quantidade de repetições.
A execução é simples e consiste em sustentar o peso do corpo prestando muita atenção para manter a postura correta. Afinal, não há equipamento para ajudá-la a se apoiar ou direcionar os gestos.
Vamos animar?Então 1, 2, 3 e já =)



1. Deitada de costas, joelhos flexionados, braços estendidos ao lado do corpo e abdômen contraído ao máximo. Aproxime o queixo do peito tirando os ombros do chão. Mantendo-se nessa posição, inspire lentamente pelo nariz, conte até cinco e expire pela boca bem devagar, demorando o mesmo tempo. Enquanto isso, movimente rapidamente os braços estendidos ao lado do corpo para cima e para baixo. Volte ao início e repita cinco vezes.



2. Deitada de lado, pernas esticadas, mão direita na nuca e a esquerda apoiada no chão, na frente do corpo, com o braço flexionado. Faça pequenos círculos com a perna que está em cima, cumprindo 8 voltas no sentido horário e 8 no anti-horário. Quando terminar, troque de lado e repita com a outra perna.



3. Deitada de costas com a parte superior do tronco elevada e as pernas retas. Mantendo o abdômen contraído no seu limite e concentrando a força nele, estenda a perna direita deixando-a acima do solo enquanto flexiona a perna esquerda e a segura com as mãos. Inspire lentamente. Expire devagar e troque a posição das pernas e dos braços. Faça 8 repetições para cada lado, sempre deixando as pernas suspensas.



4. De barriga para baixo, palma das mãos e joelhos no chão, braços estendidos, pés cruzados e coluna reta. Flexione lentamente os cotovelos, aproximando o peito do chão, e volte devagar à posição inicial. Faça 8 repetições.



5. Ainda de bruços, braços esticados à frente da cabeça e pernas estendidas com a ponta dos dedos no chão. Eleve, ao mesmo tempo e ao máximo que puder, o braço direito e a perna esquerda. Fique nessa posição enquanto inspira lentamente contando até três e expira devagar também em três tempos. Volte ao início e faça o mesmo alternando os membros. Repita 8 vezes para cada lado.

CORPO DURINHO E ENXUTO
O criador do método, o alemão Joseph Pilates, defendia a tese de que só um abdômen forte seria capaz de sustentar a base da coluna e levar ao fortalecimento dos músculos da região lombar, do bumbum e da barriga. E alcançar essa meta é fácil: deite de costas com as pernas flexionadas e os braços estendidos ao longo do corpo, inspire profundamente e expire contraindo ao máximo o abdômen como se estivesse aproximando o umbigo das costas. Mas realize esses passos devagar para que surtam efeito. Para garantir a lentidão, o ritmo dos movimentos deve acompanhar o da respiração - inspire pelo nariz contando até cinco e expire pela boca também em cinco tempos.

Fonte: Revista Corpo a Corpo

2 comentários:

  1. Que delícia!! Eu sou super adepta ao Pilates! Acho a técnica fantástica! Além de servir até como um tipo de musculação! Por que aguentar o peso do próprio corpo e manter o equilíbrio não é fácil né?
    Adorei o post amiga! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Shi, adorei o post!!! Show!!!
    Vou tentar fazer em casa e depois te conto! ;)

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa feliz ;)